Memorial Clementino Fraga Filho

A vida de uma instituição depende de muitas vidas que a ela se dedicam

Clementino Fraga FIlho

Clementino Fraga Filho (Salvador, 1917 – Rio de Janeiro, 2016) foi o décimo quarto Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (gestão outubro/1966 a março/1967), médico, professor, membro titular da cadeira 19 na Academia Nacional de Medicina (1957), diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ (1974), presidente da comissão de implantação do Hospital Universitário (inaugurado em 1/março/1978) e diretor-geral do mesmo Hospital até outubro/1985. Foi eleito professor emérito da UFRJ em 1986, tendo recebido a medalha de ouro por 50 anos de serviços prestados à universidade.

Sobre o projeto Memorial Clementino Fraga Filho

No ano de 2015 foram entregues, aos cuidados da Biblioteca do HUCFF/IDT, objetos pessoais que compunham o consultório médico de Clementino Fraga Filho: mesa, maca, balança e livros. Os itens foram cedidos para o setor pelo Coordenador de Atividades Educacionais (CAE), professor Eduardo Fraga, e pela Coordenadora Administrativa, Regina Gondim. Nesta época, Clementino Fraga Filho era vivo e foram pensadas as primeiras iniciativas para composição de um espaço em sua homenagem. Em 2022, a Biblioteca retoma as conversas para a montagem de um Memorial dentro de seu espaço físico e a criação de uma página. Em 2023, parte do projeto de implementação do Memorial Clementino Fraga Filho é concretizado.

Idealizado, organizado e coordenado pela Biblioteca do HUCFF/IDT, o Memorial dedica um espaço físico e virtual em homenagem a Clementino Fraga Filho, médico, professor, ex-reitor da UFRJ e diretor do Hospital Universitário que leva seu nome.

Para realizar este projeto, a Biblioteca buscou parceria com a Divisão de Memória Institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação (DMI/SiBI). Além disso, conta com o apoio da Coordenação de Atividades Educacionais (CAE) do HUCFF e com a participação de Eduardo Fraga, Regina Gondim e Alice Rosa, vínculos diretos com Clementino Fraga Filho.

O projeto está organizado em duas fases. A primeira trata da criação do espaço físico para exposição dos itens que pertenceram ao médico. A montagem deste espaço foi realizada dentro da Biblioteca do HUCFF/IDT e está finalizada, sendo possível graças às obras de revitalização realizadas na Biblioteca no ano de 2023, que proporcionaram um espaço seguro para esta exposição.

A sala é uma ambientação do consultório de Clementino Fraga Filho, expondo sua mesa, maca, balança e livros. Além disso, serão incluídos neste espaço outros itens pessoais como: óculos, medalhas, placas, diplomas e álbum de formatura. Atualmente este acervo está exposto na Biblioteca Pedro Calmon, na vitrine que compõe o projeto Galeria dos Reitores, organizado pela Divisão de Memória Institucional (DMI/SiBI). Estes itens serão transferidos para a Biblioteca do HUCFF/IDT, a fim de reunir todo o acervo de Clementino em um só local.

A segunda fase do projeto trata do desenvolvimento de uma linha do tempo e da presente página, que incluirá dados sobre a trajetória de Clementino, com textos, fotografias e entrevistas, buscando complementar as informações presentes no espaço Memorial.

Algumas atividades referente a segunda fase já foram iniciadas: entrevistas com o prof. Eduardo Fraga (filho de Clementino Fraga Filho, aluno, servidor e professor da UFRJ) e com Regina Gondim (servidora da UFRJ e esposa de Eduardo Fraga). Outras pessoas ligadas à Clementino também serão entrevistadas, como a médica Alice Rosa, que acompanhou Clementino durante boa parte de sua trajetória,  além de alunos e servidores que tiveram oportunidade de vivenciar alguns momentos com o professor.

A Biblioteca está em busca de recursos para dar continuidade à segunda fase deste projeto e segue trabalhando para, em breve, inaugurar o espaço Memorial.

Ações realizadas:

  • 2015: doação para a Biblioteca do HUCFF/IDT dos objetos pessoais que compunham o consultório médico de Clementino Fraga Filho: mesa, maca, balança e livros.
  • 2022: idealização do projeto Memorial Clementino Fraga Filho (Equipe da Biblioteca do HUCFF/IDT);
  • 2023: início das obras de revitalização da Biblioteca e criação do espaço para abrigar o Memorial;
  • 12/04/2023: reunião com Departamento de Memória Institucional (DMI/SiBI) na Biblioteca do HUCFF/IDT (Participantes: Andrea Queiroz, Algacilda da Conceição, Juliano Camargo e Moana Soto);
  • Abril e maio/2023: escrita do projeto Memorial Clementino Fraga Filho para captação de recursos;
  • 07/06/2023: apresentação do projeto durante a visita do SIBI itinerante na Biblioteca do HUCFF/IDT (Participantes: Paula Mello, Josiane Alcântara, Maria Luiza Jardim, Jairo Amaro, Jeziel Abreu e Lídia Oliveira, Eduardo Fraga, Regina Gondim, Ronaldo Vinagre, Eliana Rosa, Vanessa Mendonça, Verônica de Sá, Ricardo Masseux e Jorge Luís Rosa);
  • 28/08/2023: reunião para apresentação do andamento do projeto (Participantes: Eduardo Fraga, Regina Gondim e Ronaldo Vinagre);
  • 05/09/2023: visita de Paula Mello para acompanhamento da obra;
  • 06/09/2023: submissão do Projeto ao Edital FAPERJ Nº 13/2023 – Auxílio Básico à Pesquisa (APQ 1);
  • 04/10/2023: reunião com Alice Rosa;
  • 18/10/2023: reunião com DMI e visita à exposição Galeria dos reitores, na Biblioteca Pedro Calmon, Campus Praia Vermelha (Participantes: Eliana Rosa, Vanessa Mendonça, Verônica de Sá, Andréa Queiroz e Juliano Camargo);
  • 07/11/2023: entrevista com Eduardo Fraga (realizada na Biblioteca Pedro Calmon, em parceria com DMI/SiBI e FCC/UFRJ);
  • 08/11/2023: entrevista com Regina Gondim (realizada na Biblioteca Pedro Calmon, em parceria com DMI/SiBI e FCC/UFRJ);
  • 05/12/2023: transferência dos itens pertencentes à Clementino expostos na Galeria de reitores para a Biblioteca do HUCFF/IDT e recolhimento de doação da família (quadro, medalhas, albúm de fotografias e documentos).

Próximas ações:

  • Entrevista com Alice Rosa;
  • Identificar e entrevistar outras pessoas ligadas à Clementino Fraga Filho (familiares, alunos e servidores);
  • Transcrição de todas as entrevistas realizadas;
  • Restauro da mesa, da maca, da estante, do risque-rabisque e dos livros;
  • Montagem da exposição no espaço Memorial (disposição e organização dos itens);
  • Adesivação da célebre frase de Clementino na parede de entrada da Biblioteca (“A vida de uma instituição depende de muitas vidas que a ela se dedicam”);
  • Confecção do letreiro “Memorial Clementino Fraga Filho”;
  • Elaboração da linha do tempo sobre a trajetória de Clementino para o espaço físico e virtual;
  • Inclusão de dados e informações na página online dedicada ao Memorial.

Acesse também:

Galeria de Reitores. Projeto da Divisão de Memória Institucional (DMI), coordenada pelo Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI/UFRJ).